quinta-feira, 29 de maio de 2014

EDUCANDOS DO PROJETO JUVENTUDES EM FOCO REALIZAM COBERTURA DO PROJETO PRIMEIROS SOCORROS: A PRÁTICA, O ESTUDANTE E A SOCIEDADE - INSTITUTO TÉCNICO POLIVALENTE.


O projeto Primeiros Socorros foi desenvolvido pelo professor dos Cursos de Técnico de Enfermagem e Segurança do Trabalho – Glaubert Gomes de Souza, que viu a necessidade de articulação das turmas que possuem a mesma disciplina, bem como garantir que a partir da teoria em sala de aula pudesse ser aplicada com muito critério e segurança na prática.

Para o Coordenador do projeto: “Abordar a forma adequada de assistir a vítima sendo leigo ou da área de saúde foi o principal desafio. Entender que primeiros socorros não é necessariamente tocar nas vítimas, fazer algum procedimento e que isso está relacionado a omissão de socorro ou o “ferimento” a “lesão” do primeiro princípio em primeiros socorros que é: Primeiramente não gerar agravos, em latim – “Primun non nocere”, foi a tônica da abordagem. Utilizar o improviso com material de forro pvc, cadarço de tênis, panos brancos, cintos, papelão e outros instrumentos mostraram que pode-se fazer o pré-atendimento adequado, trazendo qualidade ao socorro às vítimas. Além disso, a priori, ressaltou-se o retorno que toda entidade educacional deve dar a sociedade: reflexão sobre aspectos relevantes relacionados às areas de conhecimento, neste caso, dos cursos (Técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho) como: violência e imprudência no transito.”

O projeto foi dividido em 5 eixos. O primeiro eixo: a vítima – a turma 7.1 Segurança do Trabalho, segundo eixo: a turma 7.2 Segurança do Trabalho, terceiro eixo: a turma 7.2 Técnico em Enfermagem, quarto eixo: a turma 7.1 Técnico em Enfermagem e quinto eixo: o CEDEDICA-VALE – alunos do Projeto Juventudes em Foco, monitores e educadores sociais de oficinas de educomunicação, totalizando em torno de 300 participantes. Os eixos se dispuseram a organizar, respectivamente, a situação de vítima, organização do ambiente de acidente com vítima, atendimento de primeiros socorros às vitimas, remoção das vítimas, mídia tática (mobilização de rua) e registro e documentação do evento (oficinas de vídeo, rádio, fotografia, web e produção escrita). Todo o processo foi construído de forma horizontal em reuniões de planejamento com grupos de lideranças e o público geral participante do projeto, definindo-se responsabilidades de integração das ações de todos os eixos, definindo-se articulação com outras turmas, liderança e competências para os alunos tanto na construção quanto durante a realização do evento. A simulação do acidente com vítimas ocorreu no dia 24 de maio, no centro da cidade.

O sentido de tudo isso foi saber que respeitar a vida não é um mérito e sim uma conquista através da participação social. Glaubert Gomes de Souza







 

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