Nesta oficina serão desenvolvidas ações que fomentem a participação e o envolvimento dos adolescentes e jovens em processos de discussões e soluções de problemas de sua própria realidade, através de rodas de conversas, debates, trabalhos em grupos, dentre outras atividades.
Protagonismo
é a atuação de adolescentes e jovens, através de uma participação construtiva.
Envolvendo se com as questões da própria
adolescência/juventude, assim como, com as questões sociais do mundo, da
comunidade... Pensando global (O planeta) e atuando localmente ( em casa, na
escola, na comunidade...) o adolescente pode contribuir para a assegurar os
seus direitos, para a resolução de problemas da sua comunidade, da sua
escola...
Protagonista
é...
Aquele ou aquela que
protagoniza. A palavra protagonista vem do g rego Protagonistés. O principal lutador. A personagem principal de
uma peça dramática, pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar em um
acontecimento. Novo Dicionário Aurélio.
Por
que protagonizar?
A maioria de
adolescentes e jovens tem muitas questões, desejos, sonhos... e buscam respostas.
Algumas questões vêm da própria fase que estão vivendo, mudanças corporais, primeiras experiências sexuais com
um parceiro ou parceira, estimulados pelas primeiras paixões, primeiro amor,
primeiras descobertas... Estas questões nem sempre encontram respostas, pois a
escola, a família, a sociedade não estão preparadas para isso. Outras questões
são impostas pela desigualdade social provocando a exclusão de uma grande
parcela desta população. A estes e estas falta escola pública de qualidade, o atendimento
à saúde, a segurança, o lazer.
Os jovens também podem
encontra respostas, mas para isso precisam da referência dos adultos, de escuta
e parceria... Como diz o Professor Antonio Carlos Gomes da Costa: Reconhecer o
adolescente e o jovem, não como problema, mas como parte da solução é meio
caminho andado.... Por isso é necessário e urgente abrir espaços e facilitar
processos que permitam a participação efetiva de crianças, adolescentes e
jovens na construção do modelo e da dinâmica social da sua comunidade, do seu
país, do planeta.
No Estatuto da Criança
e do Adolescente ECA - Título II Do Direito Fundamental, Capítulo II Do direito à liberdade, ao respeito e à
dignidade.
O Art. 15 diz que a criança e o adolescente têm direito à liberdade,
ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e
como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e
nas leis.
O Art. 16, diz que toda
criança e adolescente tem entre outros, o direito de conviver com a família,
participar da vida da comunidade , brincar, praticar esportes. Direito a se
expressar e opinar. Por tanto é direito de todos os jovens e adolescentes,
enquanto cidadãs e cidadãos participarem da definição dos modelos de
atendimento aos seus direitos como a escola, a saúde, o lazer...E é dever do
Estado, da família , do adulto, abrir espaços para a escuta, a expressão o aprendizado.
Só assim podem desenvolver- se, agregar valores e atuar em prol de uma
coletividade.
Fonte: http://www.cedeca.org.br/conteudo/noticia/arquivo/39DA691A-FD4E-D119 3DAE60914B0999AE.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário